top5

ODONTOLOGIA

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA – (FOP – UNICAMP)

Matéria publicada em 2007 Após 50 anos de existência, a FOP atinge sua maturidade enquanto Instituição, estabelecendo padrões de excelência para o ensino de Odontologia do Brasil.

Há 150 km da capital, Piracicaba, desde os seus primórdios teve uma relação das mais intensas com a odontologia. Em 1912 foi fundada sua primeira escola de odontologia que funcionou na antiga casa de Prudente de Moraes, primeiro presidente civil do Brasil durante 20 anos, mas foi fechada pelo governo de Getúlio Vargas depois da Revolução Constitucionalista de 1932.

Inconformada, a comunidade piracicabana, Jornal de Piracicaba, conselho de entidades civis, Rotary Club de Piracicaba, após grande mobilização conseguiram que fosse criada a Faculdade de Odontologia e Farmácia de Piracicaba em 1955. Com o decreto do governador iniciou suas atividades em 1957 (10 anos antes da criação da UNICAMP), funcionando no antigo externato São José, que teve seu prédio reformado para abrigá-la, e onde ficou por 20 anos. Foi incorporada pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e mudou para seu prédio atual em 1967.

Hoje, mais de 50 anos depois é um sonho realizado e concretizado em uma área construída de 17.000 m², em um terreno de 85.000 m². Possui uma complexa infraestrutura física dada à peculiaridade de suas atividades. Nas horas de pico, mais de 2.000 pessoas circulam por hora pela faculdade. São 351 alunos de graduação, 708 de pós-graduação latu e strictu senso, 84 professores todos doutores, 90% em tempo integral, 151 funcionários, além de pacientes, estagiários e funcionários terceirizados.

Nesses 50 anos a FOP formou 2.960 CD, 1.619 PG, 3.228 especialistas, além de ampla prestação de serviços à comunidade na área odontológica e social.

No trabalho “The Scientific Production in Health and Biological Sciences of Top 20 Brazilian University”, de 2006, que mostra o número sobre a produção científica em biologia e saúde no Brasil, a FOP mostra um desempenho muito positivo, para não dizer impressionante. É a única faculdade isolada que entra no ranking das 20 instituições mais produtivas do país sendo sua produção maior que a maioria das universidades do Brasil. Para se ter uma ideia no biênio 2001/2003, a publicação da FOP no ISI representou 16% de toda a publicação da Unicamp.

É a faculdade de odontologia que mais se pesquisa no Brasil. Com destaque internacional pelo nível e quantidade de pesquisa. Nos últimos 6 anos, a FOP ganhou 4 prêmios Raton, concedido para o melhor trabalho do ano, durante o Congresso Anual de Pesquisas Odontológicas. Além de outros prêmios como, por exemplo, a melhor tese na área biológica nacional conferida pela Capes em 2009.

E ainda, dos 80 cursos de pós-graduação em odontologia do Brasil, apenas 4 cursos são considerados de excelência Internacional, ou seja, nota 6 ou 7 da Capes. E esses 4 cursos pertecem à FOP.

Atendemos em todas as especialidades da área odontológica, com clínicas de atendimento adulto e pediátrico, clínica para pacientes especiais, para pessoas portadoras de doenças infectocontagiosas, clínica de radiologia, além de serviços ligados à comunidade como a medição do flúor na água, mostrando assim nosso comprometimento não só com pesquisa, mas também com a comunidade, oferecendo um atendimento de excelência, procurado por pessoas de todo o país.

O fluxo aproximado de pacientes é de 3.500 pessoas/mês, totalizando quase 40.000 pessoas/ano com um número de atendimento em torno de 200.000 procedimentos/ano; além da clínica no prédio central com atendimentos a 3.000 crianças de 6 a 10 anos da rede municipal de ensino de Piracicaba.

Olhando o futuro a FOP está construindo um novo centro clínico de 3.700 m², em um terreno de 21.600m².

E a FOP continua com o ideal expresso em seu brasão Mente, Manu, Corde…com a mente com a mão e com o coração.

Clique no link abaixo e assista ao vídeo Institucional da FOP:
http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/player/embed_player.php?vid=6236&width=640&height=480&autoplay=yes

A FOP se destaca entre as faculdades de odontologia. Sua clínica é procurada por seu alto padrão de atendimento por milhares de pessoas de todo país.

A graduação é em tempo integral.

As unidades de ensino invejam nosso sistema informatizado de cadastro e lançamento de procedimentos.

Somos a única faculdade que trabalha com o sistema integrado de atendimento, ou seja, desde o segundo ano os alunos atendem os pacientes nas suas mais variadas necessidades, concluindo todo tratamento necessário, desde a simples profilaxia (limpeza) até a reabilitação complexa por próteses.

Diferente de outras instituições, aqui o aluno é obrigado a realizar todos os tipos de procedimentos, não apenas em laboratórios, mas sim na prática clínica.

Também diferente de outras instituições, aqui o aluno atende sozinho e não em dupla, sendo o único responsável pelo tratamento dos seus pacientes.

Diferenciamos também pela alta exigência das notas em provas teóricas e práticas, já que diferente da grande maioria, onde a média gira em torno de 5 ou 6…a nota mínima exigida aqui é 7.

Nosso corpo docente se destaca no cenário nacional e internacional pela produção científica de ponta, que traz reflexos diretos na qualidade do ensino. Aqui os professores são por exigência 100% doutores, 90% em tempo de dedicação integral.

Por esses e muitos outros motivos, nos destacamos no cenário nacional e internacional, e possuímos a posição de melhor Faculdade de Odontologia do País e da América Latina.

VISITE O SITE DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA (FOP-UNICAMP): www.fop.unicamp.br

_______________________________________
Dr. Rodrigo Munhoz Casu
(FOP – UNICAMP)
CRO SP – 98075